Uma semana após o Ouro de Dublin, João Cordeiro volta a brilhar na Esgrima “além fronteiras”. Na prova do Sama, pontuável para o Ranking Espanhol, Cordeiro conquistou a medalha de Bronze derrotando o Medalhado Olímpico e do Mundial 2009 - José Luís Abajo.
A prova contou com 210 atiradores e distribui-se por 3 fases, duas das quais disputadas no sábado e a última disputada esta manhã já só com os 48 melhores atiradores da prova.
Cordeiro passou a primeira fase directo da poule, somando por vitórias todos os assaltos. Na segunda prova, o atirador do Atlântico voltou a vencer todos os jogos, passando ao quadro 32 onde afastou um adversário da casa por 15/10.
Na fase principal, Cordeiro entrou algo desconcentrado pasando a poule com 3 vitórias e 2 derrotas. No quadro 32 afastou o Espanhol Pareja por 15/9, chegando assim ao quadro 16 onde o esperava o nº1 da prova, Abajo.
O assalto entre Abajo e Cordeiro foi um encontro de grande nível com o Português a abrir o marcador com 1/0, seguindo-se 3 toques do Espanhol passando o marcador para 1/3. No segundo período, Cordeiro aproximou-se no marcador mas, já no 3º período, Abajo voltou a distanciar-se colocando o marcador em 7/10.
Cordeiro manteve a tranquilidade e aumentou a pressão no assalto iniciando uma fantástica recuperação igualando a 12 toques. Seguiu-se um duplo e, com 13/13 no marcador, Cordeiro realizou dois excelentes ataques na preparação do Campeão Espanhol, afastando-o da prova por 15/13.
No quadro de 8 Cordeiro Bateu Ortiz por 15/8 chegando assim à meia-final onde não conseguiu vencer Inácio Canto que viria a sagrar-se vencedor do Torneio.
Teixeira, Pequito, Candeias, Arede e João Pedro Santos realizaram uma boa prova terminando entre os 32 melhores, enquanto Bourbon foi afastado pelo companheiro de equipa Miguel Teixeira, na última eliminatória da 2ª fase.
Depois das poules na fase principal da prova, Candeias, Arede e Santos afastaram os seus opositores no quadro 64 e juntaram-se aos seus companheiros no quadro 32. Neste quadro, Santos foi afastado por Abajo 4/15, Teixeira perdeu face ao Cubano Aguilera 12/15, Pequito frente ao Cubano Perez 11/15, Arede 14/15 frente a David Espana e Candeias 11/13 frente a Canto.
Hélder Borges da APE concluiu a prova em 8º lugar, perdendo com Castanheda por 12/13, Pedro Palma ficou na poule da 3ª fase, Telmo Gonçalves no quadro 32 da 2ª fase e Miguel Oliveira no quadro 64 da 1ª fase.
Comentarios
|