facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Um Mundo diferente. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Sábado, 26 Dezembro 2009 21:06

 

3/10/2009 - Chegámos ao Pavilhão perto das 11h e iniciámos logo o aquecimento. Tínhamos o encontro marcado para as 11h45 e os nossos “adversários” já se encontravam no pavilhão, dando início ao seu aquecimento ao mesmo tempo que nós.

mundial_antalya_09_060 

Com o novo formato de competição a colocar 5 dias de intervalo entre o primeiro dia da prova individual e a prova de equipas do Mundial e, com 3 atletas não qualificados para o segundo dia da prova individual, sabia que tinha que recuperar o conjunto o mais rapidamente possível.

 

Era necessário voltar a “competir” antes de voltar à competição propriamente dita. Com esse propósito, falei com o meu amigo Peyman Fakhri, responsável pela Selecção Iraniana de Sabre, para saber se o seu colega da Espada estaria interessado em realizar um encontro de equipas no dia 3, data em que iríamos realizar o primeiro de 4 treinos até à prova de equipas.

 

A equipa Técnica e o Chefe de Delegação acordaram realizar o encontro entre as duas equipas e, pelas 11h45 do dia seguinte, as duas formações perfilaram para a saudação, mantendo toda a formalidade própria das competições, tal como pretendíamos.

 

O jogo foi bastante intenso, com Portugal a liderar o marcador com uma vantagem de 2, 3 toques nos primeiros dois terços do encontro, altura em que os Iranianos recuperaram e passaram para a frente. Na fase final, Portugal ainda encostou no marcador mas veio a perder por 44/45.

 

No final todos se cumprimentaram e, por sugestão do chefe de delegação da Selecção do Irão, pousamos na pista para uma fotografia de conjunto, que viria a registar o momento para a posteridade.

 

Alguns dias depois, o Peyman veio ter comigo e disse-me que o nosso gesto tinha sido extraordinário e que toda a delegação tinha ficado extremamente sensibilizada, principalmente os responsáveis Federativos.

Sem perceber muito bem a que se estava a referir, tendo em conta que o encontro de equipas que tínhamos realizado no treino não tinha tido nenhuma situação especial, fiquei ainda algum tempo a tentar compreender o alcance das suas palavras.

Peyman voltou então a repetir que todos estavam muito sensibilizados com o nosso convite, acrescentando que os responsáveis tinham-lhe pedido para oficializar junto de mim um convite para um estágio da Selecção de Espada com a Selecção Iraniana na semana anterior à prova do Circuito Mundial de Kish, como reconhecimento pelo nosso gesto.

 

O Desporto tem tido um papel muito importante na História da Humanidade, quebrando barreiras e aproximando os povos mas… o Mundo de hoje ainda não é bem o mesmo para Todos.

O que num lado do Mundo é perfeitamente banal, do outro pode representar algo extraordinário e invulgar.

 

Esta história avança agora para a sua derradeira parte. O trio seleccionado, composto por Cordeiro, Arede e Videira, está nos preparativos finais para uma viagem que os levará até Kish entre os dias 2 e 11 de Janeiro. Uma viagem que “começou”… na Sala de Treino do Mundial de Antalya.

Comentarios (1)

...
69
De facto, nós vivemos o nosso dia-a-dia sem nos lembrarmos que existem realidades tão diferentes da nossa.
Fiquei muito espantada quando o Filipe me contou que os atletas do Irão desistiam da prova quando calhavam com um atleta de Israel! É mesmo um mundo diferente...!
Sara Nascimento , 27 de Dezembro de 2009

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados