O Treinador do Clube Atlântico de Esgrima, Nuno Frazão, foi proposto pelo Presidente de Chiavari – Scherma, para o prémio Fair-Play Panathlon Internacional na sequência do gesto da Selecção Nacional de Espada por si Capitaneada no Triangular de Chiavari.
O Triangular de Chiavari foi uma prova de equipas de esgrima, opondo as Selecções da Itália, Suiça e Portugal, disputado em Setembro de 2009.
O Evento abriu com o confronto Portugal/Suiça, com a Selecção Nacional a iniciar com uma vitória por 45/35. o segundo encontro opôs a Suiça à Selecção Italiana com esta última a vencer por 45/38 levando a decisão do Triangular para o confronto final com Portugal.
Neste encontro, Portugal iniciou em desvantagem mas manteve o marcador sempre perto, chegando aos últimos 4 assaltos em desvantagem por 4 toques. Nesse momento, com Videira e Garozzo em pista, o jogador Italiano lesionou-se nas costas tendo recebido assistência, mantendo no entanto a decisão de continuar o jogo, apesar de se mostrar em más condições físicas. Perante este facto a formação Portuguesa decidiu não forçar o seu adversário nesse assalto, realizando passividade, o que levou o jogo para o assalto seguinte.
No penúltimo assalto Garozzo tinha que defrontar Cordeiro e, uma vez que se mantinha em inferioridade física, a Selecção Nacional voltou a fazer passividade, protegendo a integridade física do seu adversário, embora abdicando da discussão do encontro, que se mantinha com a Itália na liderança por 4 toques.
No final, a Itália venceu Portugal 45/36 e consequentemente o Triangular.
A proposta para o referido prémio Panathlon, assim como as restantes candidaturas, encontra-se no site oficial da Panathlon Internacional
http://www.panathlon.net/organizzazione_dettaglio.asp?lingua=italiano&tabellaMenuOrizzontale=attivita&id_menuorizzontale=6&id_sottomenuorizzontale=27
Comentarios
|