facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Diário do Nuno, uma espreitadela no passado. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias
Segunda, 11 Janeiro 2010 23:47

bannerdiariodonunoO Diário do Nuno nasceu a 14 de Março de 2005, integrado no site da secção de esgrima do Parede FC, que foi criado graças ao apoio do Rui Nascimento.

 

Quando o Rui me desafiou a construirmos o site, ambos sabíamos que queríamos criar algo que fosse mais do que um simples folheto informativo da secção de esgrima.

Pouco a pouco fomos estruturando as ideias e o site foi ganhando forma.

 

Com o Campeonato do Mundo de Cadetes à porta, onde a equipa de espada era constituída por 3 atiradores do Parede, Miguel Teixeira, Pedro Arede e Sara Nascimento, surgiu a ideia de construir um diário que, utilizando as novas tecnologias, iria permitir-me relatar em directo de Linz o dia-a-dia dos nossos atletas.

 

Embora esta fosse a ideia inicial, a verdade é que comecei a escrever uns dias antes do Mundial. Apesar da denominação – Diário – o Diário do Nuno não tinha uma obrigação temporal de escrita dos artigos e, desta forma, começou a transformar-se num espaço de reflexão aberta onde, a pretexto das situações que íamos vivendo ou de conversas soltas, fui abordando diversos temas da Esgrima, do Desporto e do Quotidiano.

 

Muitos foram os temas abordados e muitas foram as situações das quais nasceram estes pequenos textos. Os mais de 150 artigos escritos ao longo destes anos foram-nos ajudando a todos a crescer. Pensar a Esgrima em voz alta e cruzá-la com as situações extra-desportivas das nossas vidas permitiu-nos olhar para as “coisas” de uma maneira diferente e estar mais disponíveis para aprender com os exemplos do Mundo que nos rodeava.

 

Estes 5 anos transportaram-me dos 33 para os 38 anos e, ao mesmo tempo, acompanharam a adolescência e a entrada na idade adulta de um grupo de atiradores que farão parte da História da minha vida para sempre.

 

Com uma nova geração como leitora do nosso site, achei que seria interessante voltar a publicar alguns dos Artigos do Diário do Nuno, reabrindo o espaço para a reflexão, tal como havíamos feito à 5 anos atrás.

 

Se por um lado, para uma nova geração, os textos podem ter o mesmo sentido que tiveram para a geração anterior, já que também estes se encontram na tal “Adolescência/Entrada na Idade Adulta”, para mim será sempre uma nova forma de olhar os diversos temas já que, se demorar outros 5 anos a publicá-los estarei numa outra fase da vida, caminhando dos 38 para os 43 anos.

 

Os textos serão apresentados na sua versão original e, para esta primeira página do – Diário do Nuno, uma espreitadela no passado – aqui fica aquele que foi o primeiro Artigo do Diário do Nuno.

 

"A Realidade de um Sonho...

Olá a todos,

 

    Este é o meu Diário do Mundial. Um espaço onde irei falar da Esgrima que vejo, que aprendi, que sinto e... que procuro ensinar.

    Quando em 1996 abri a minha primeira Sala de Armas, em S. Domingos de Rana, falava aos miúdos que um dia também eles estariam em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos. Eles bebiam as minhas palavras com o espanto de uma criança que ouve pela primeira vez a História da Branca de Neve e dos Sete Anões... fascinados com tanta fantasia.

    No início desta época, ainda em pleno Agosto, apresentei-lhes o Mundial de Cadetes como o nosso objectivo principal. Acreditámos que não era apenas um sonho e que podia tornar-se realidade.

    Conseguimos. E agora vamos disputá-lo.

    ...já agora, só por curiosidade, um dos nossos atletas no Mundial fazia parte do tal grupo de miúdos de 1996.”

 

14/03/2005

 

Nuno Frazão

Comentarios (2)

E aqui tudo começou...
105
a 5 anos que isto já se passou lembro-me perfeitamente...da epoca...que foi trabalharam imenso liçoes as 6 da manha se n me engano, trabalho e mais trabalho, era o que se via naquela sala, e hoje me alegro de ver o nucleo duro dessa mesma sala, com o mm lema trabalho trabalho trabalho, com mais gente e a mesma e mais vontade, que gosto da entrar ali e ver o vosso/nosso querer....
prontos??continuar smilies/wink.gif
KaKa , 12 de Janeiro de 2010
...
69
Essa fase da minha vida está guardada num lugar muito especial da minha memória e do meu coração.
Nunca me vou esquecer do dia em que foi anunciado que nós os três estávamos convocados para o Mundial! É impossível descrever a felicidade que sentimos e partilhámos naquele momento!
Também não esquecerei que aquele mesmo grupo com quem partilhei tanta alegria, me apoiou e amparou num dos momentos mais difíceis da minha vida, como uma verdadeira família. Muito obrigada por tudo e pelo carinho com que sempre me recebem! Beijinhos*
Sara Nascimento , 13 de Janeiro de 2010

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Outubro 2019 Novembro 2019 Dezembro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados