facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Diário do Nuno, uma espreitadela no passado – “Concentrar na Tarefa”, “Uma em mil” e “Quando tudo não chega”. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Domingo, 17 Janeiro 2010 22:35

O Diário do Nuno, tendo eu assumido que seria para escrever muito para além do simples relato do dia-a-dia do Mundial de Linz, como expliquei no artigo anterior, teve uma missão bem complicada logo nos primeiros artigos.

ampulheta9

 

Ao 4º dia de existência do Diário, o grupo de trabalho era posto à prova com uma situação para a qual não estávamos preparados.

 

O grupo era unido e o ambiente era já o de uma “Família”, tal qual acontece hoje. A Selecção dos 3 atiradores para o Mundial tinha também aproximado as 3 famílias, com os Pais a envolverem-se nesta primeira grande participação internacional dos seus filhos, preparando-se para os acompanhar a Linz.

 

A notícia caiu no seio do grupo como uma bomba. Um familiar próximo de um dos atletas tomava conhecimento de que tinha uma grave doença e havia que travar uma batalha sem tréguas numa verdadeira luta contra o tempo.

 

A Família agarrou na Esgrima e na Tarefa de ser Atleta, como um exemplo para o combate que teria pela frente. Enquanto o grupo ainda estava meio perdido, sem saber como ajudar, já a Família nos mostrava que era através da nossa forma de estar no desporto e na determinação com que perseguíamos os nossos sonhos e objectivos que estava a ajuda que na altura lhes podíamos dar.

 

Percebi então que todos podíamos aprender algo com a situação que estávamos a viver.

 

Havia que reforçar a ideia de que os imprevistos fazem parte da realidade e que, perante essas situações, o que temos de fazer é focarmo-nos na solução e não lamentarmo-nos com o problema.

 

Nascia assim o artigo:

 

 

“Concentrar na tarefa...

 

O desporto é um Mundo muito especial. Por muito que estejamos preparados para a generalidade das adversidades estamos sempre sujeitos ao imprevisto que, muitas vezes, nos surpreende com situações bem difíceis.

 

     Quantos de nós não passámos já por situações como estas:

· Estamos em grande forma e... lesionamo-nos

· Fazemos um bom resultado na Poule e calhamos com um adversário fortíssimo que não esteve tão bem no início da prova

  

     Em casos como estes temos duas opções: centramo-nos na nossa "desgraça" e lamentamo-nos da falta de sorte ou reunimos todas as forças, identificamos a adversidade, preparamos a resposta com "as armas" do momento e... concentramo-nos na tarefa.

 

    A vida, tal como o desporto, é fértil em surpreender-nos com imprevistos difíceis de lidar. Cabe-nos escolher, sempre que possível, a segunda opção acima mencionada...

 

18/03/2005

Nuno Frazão”

 

 

Acreditar que era possível, mesmo quando as possibilidades eram reduzidas, foi o passo seguinte com o artigo:

 

“Uma em mil...

 

Fernando Peña foi um espadista Espanhol com grandes desempenhos desportivos nos anos 90.

   Quando eu tinha cerca de 20 anos, lembro-me de estar numa prova internacional a conversar com ele sobre as minhas possibilidades como atirador. Nestes primeiros embates com o circuito mundial de seniores sentia-me bem inferior aos melhores atletas, distancia essa que me parecia sempre impossível de encurtar.

    Foram mais ou menos estas as palavras do Fernando -"quando jogas com o Campeão do Mundo as tuas hipóteses de vitória são uma em mil. Isto não significa que tens que perder 999 vezes e que à milésima serás vencedor, mas sim que, cada vez que o defrontas, estás a disputar a tua vitória."

    Para mim estas palavras foram muito importantes e, em tudo na vida, por muito pequenas que sejam as possibilidades de êxito não me esqueço que a cada momento estou a disputar a minha vitória. Nem que a probabilidade seja... uma em mil...

 

9/04/2005

Nuno Frazão”

 

No mês seguinte, tal como acontece inúmeras vezes no Desporto, o esforço, a dedicação, a vontade e a muita luta não foram premiados com um desfecho positivo.

 

Apesar de uma evolução aparentemente positiva, um retrocesso imprevisto, impediu o sucesso nesta luta desigual.

 

Chegava assim o artigo:

 

“Quando Tudo... não chega.

 

   Tenho falado nalguns artigos sobre o caminho para o sucesso. Pequenos aspectos que, em conjunto com a base essencial, colocam o atleta em condições de obter resultados positivos.

   Hoje tenho que falar sobre os insucessos que ocorrem, mesmo quanto Tudo foi feito.

   A equipa de espada Italiana dos anos oitenta e noventa era composta por um conjunto de jogadores de sonho. Angelo Mazzoni, Sandro Cuomo, Mauricio Randazzo e Sandro Rezegotti eram possíveis vencedores em todas as competições que entravam e muitas foram as conquistas individuais e de equipas que abarcaram no seu palmarés. Eram talentosos, dotados de tudo o que caracteriza um campeão, tinham os melhores Mestres e todas as condições imagináveis mas... nenhum deles conseguiu ser Campeão do Mundo individual.

   Num contexto muito recente, presenciámos o Chelsea de Mourinho, dotado de Tudo o que é necessário para o sucesso, falhar a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

   Existe de facto um "factor de imprevisibilidade" que não é possível controlar. Não falo de sorte, porque, como diz o Professor Moniz Pereira "Ela existe no desporto mas dá muito trabalho a conquistar.", mas sim de uma pequena percentagem de incerteza que faz com que exista a possibilidade de não obter êxito, mesmo que Tudo esteja preparado para o permitir. Talvez seja esse factor que torna o desporto tão belo e por vezes... tão cruel.

   Mesmo quando se faz tudo, há momentos em que Tudo... não chega.

18/5/2005

Nuno Frazão”

Nestes primeiros meses do Diário dei por mim a utilizar a escrita para “pensar em voz alta”.

Reflectir sobre diversos temas, encontrando na minha experiência no Mundo do Desporto (espectador, atleta, treinador, estudante…) algumas histórias para os ilustrar, foi o primeiro passo.

A família que acima referi, e que passou por este momento tão difícil, abriu outras portas ao Diário do Nuno. Extrapolaram as abordagens desportivas dos temas para as situações da vida extra-desportiva, dando aos artigos uma dimensão muito mais ampla.

As características do Diário estavam agora plenamente definidas. A reflexão sobre os diversos temas iria sempre procurar “cruzar” o Desporto e a Vida no geral.

Compreendia agora muito melhor a força daquilo em que sempre tinha acreditado. A prática Desportiva prepara-nos para a Vida, colocando-nos desde cedo em situações, cujas estratégias para as ultrapassar – disciplina, método, trabalho, confiança, vontade, respeito… - serão ferramentas essenciais para percorrermos o nosso caminho ao longo da Vida, quer seja fazendo frente aos imprevistos mais difíceis, quer seja a desfrutar os momentos de maior felicidade.

Comentarios (1)

...
69
Quando se passa por uma situação destas, em que se acreditou profundamente que se há 5% de probabilidade de sucesso, alguém fez parte dessa estatística, quando depois de tanta luta e fé o desfecho foi negativo, há uma tendência para mudar de atitude e começar a pensar nos 95% que não conseguiram.
Depois desta situação passei a acreditar que seria mais seguro e menos doloroso ter uma postura "derrotista", sabendo que esses 5% são mesmo só para alguns... Uns felizardos... "Com certeza não farei parte desse grupo e mais vale preparar-me...". Esqueci-me do quão importante é irmos para cada luta diária prontos para ganhar, prontos para a tal vitória em mil!

Hoje sei que é extremamente importante que tenhamos a noção de que por vezes, "Mesmo quando se faz tudo, há momentos em que Tudo... não chega.". Termos consciência de que podemos falhar, mesmo quando lutámos com todas as nossas forças, torna-nos mais fortes e mais preparados para as adversidades. O que não significa que tenhamos que partir derrotados! Desta vez foi uma das 999 vezes em que podia perder. Pode ser que para a próxima seja diferente, mas para isso tenho que estar pronta para a vitória.
Sara Nascimento , 21 de Janeiro de 2010

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Novembro 2024 Dezembro 2024 Janeiro 2025
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados