facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Diário do Nuno, uma espreitadela no passado – “Pelo menos 100” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Terça, 26 Janeiro 2010 23:27

Com o aproximar da data da Taça do Mundo de Lisboa, prova pontuável para o Circuito Mundial de Espada Masculina, que pode este ano estar a realizar-se pela última vez (uma vez que se prevêem profundas transformações na estrutura do Calendário Mundial), veio-me à memória o desafio lançado no Diário a 26 de Maio de 2006.

p9070010

 

O artigo – Pelo menos 100 – tinha um objectivo diferente dos anteriores. Não procurava incentivar à reflexão, ou mesmo apresentar uma análise critica sobre algo que estivesse a acontecer na esgrima ou a pretexto dela. “Pelo menos 100” era um teste à capacidade mobilizadora de um pequeno site de esgrima junto da sua comunidade de frequentadores.

 

Acreditava que também nós, esgrimistas, tínhamos capacidade para impulsionar os nossos amigos em torno do símbolo Nacional. O Euro 2004, campeonato da Europa de Futebol realizado em Portugal, tinha-nos mostrado há 2 anos que Portugal, poderia ser um “clube” mobilizador de massas. Muitas e muitas pessoas que nunca tinham sequer olhado para o Futebol tinham vivido intensamente o percurso da Selecção no torneio. Restava agora saber se essa era uma capacidade Patriótica ou apenas mais uma demonstração de força de um fenómeno desportivo à parte que é o Futebol.

 

“Pelo Menos 100

26/05/2006

“Mais de 20.000 Mulheres juntas num estádio de futebol para construir a mais bela bandeira de Portugal, ruas repletas de bandeiras nas janelas e estradas cheias de gente a acompanhar o percurso da Selecção até aos estádios como no último Europeu de Futebol, são de facto manifestações impressionantes de mobilização em torno de... Em torno de quê afinal? Do futebol em si? Da eminência de êxito? De um forte sentimento Patriótico?

    Este é sem dúvida um fenómeno sociológico digno dos muitos estudos que se fazem neste âmbito. Longe de mim analisar esta matéria com mais do que o senso comum de um mero "treinador de bancada", este sim um direito instituído onde todos opinamos sabiamente sobre toda e qualquer matéria indiferentes aos nossos conhecimentos, formação ou capacidades.
 
     Nos próximos dias 3 e 4 de Junho vai decorrer em Lisboa a Etapa Portuguesa do Circuito Mundial de Espada Masculina. Os melhores do Mundo vêm mais uma vez ao nosso País para uma prova que contará com a participação de 24 atiradores Portugueses, 5 dos quais do Parede FC.

Claro que conheço bem a "superioridade" do Mundo do futebol sobre o Mundo da Esgrima - número de praticantes, estruturas de apoio, verbas envolvidas, mediatização, etc. etc. Mas também não esqueço a proximidade entre as modalidades quando analisamos os desempenhos desportivos ao nível do escalão principal - Finais de Europeus e Mundiais - onde a Esgrima já conta com um Título Europeu.

    Os apoios e as verbas envolvidas são de facto muito diferentes. Tão cedo será difícil igualarmos o futebol nas condições físicas em que as equipas se deslocam, alojam e realizam as suas preparações e desempenhos. Isto para não falar ao nível das remunerações. Agora... nas "coisas" GRÁTIS como o apoio do público... porque temos que ficar atrás?

    É este o desafio que resolvemos lançar - "Pelo menos 100". Reconheço que é até pouco ambicioso, já nos lançámos em projectos à partida bem menos exequíveis, mas este... tem um gostinho especial. Juntar uma forte claque de apoio aos nossos atletas. Levar até ao Pavilhão do Benfica no sábado dia 3 às 14h (início das poules) pelo menos 100 pessoas. Com camisolas da selecção, cachecóis, chapéus, bandeiras ou... simplesmente estando lá... "Pelo menos 100". Cada um levando os seus amigos, para que estes possam também levar os seus e assim apoiarmos os nossos amigos que vão jogar.

"Pelo menos 100"... Eu vou.”

 

 

O desafio de 2006 foi ganho. Não andei a contar as pessoas na bancada, mas o público apareceu… e as bandeiras, chapéus, cachecóis e camisolas de Portugal também.

        

A pouco mais de 10 dias de distância da Taça do Mundo de Lisboa 2010, que se realizará na FIL, no Parque das Nações, nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro, sinto vontade de relançar o desafio de 2006.

 

Em prova vamos ter 20 espadistas Portugueses, 9 dos quais do Atlântico, para quem todo o apoio e entusiasmo do público nas bancadas será muito importante.

 

Não falemos de números. 100, 200 ou mil, o importante é estarmos lá Todos. Se conseguirmos levar algo de Portugal… melhor.

 

“Pelo menos 100”… mais uma vez.

 

Eu Vou.

Comentarios (1)

...
69

Eu vou!
Sara Nascimento , 27 de Janeiro de 2010

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados