O Atlântico fechou em grande um fim-de-semana coroado de êxito ao conquistar o Título de Campeão Nacional de Espada Equipas Cadetes no sector Masculino e o 3º lugar no sector feminino.
Bárbara Cardoso, Joana Esteves, Catarina Nunes e Moriel Levit foram as primeiras a entrar em prova.
No primeiro encontro, referente à meia-final, o quarteto do Atlântico teve pela frente a equipa da AEJG. As jovens atiradoras do Atlântico bateram-se muito bem e no final, apesar da derrota, o resultado 29/45 demonstrava bem o empenho das nossas atletas, frente a uma equipa bem mais experiente que viria mais tarde a sagrar-se Campeã Nacional.
O assalto que se seguiu ditava a disputa do 3º lugar e o Atlântico tinha pela frente a formação do Instituto de Odivelas. As espadistas do Atlântico estavam determinadas a conquistar um lugar no pódio e lideraram o marcador desde o primeiro assalto, conquistando a ambicionada medalha com uma vitória por 45/36.
Com a prova feminina já a meio, a equipa masculina composta por Jaime Fidalgo, Ricardo Silva, Martim Baeta e Tomás Santos iniciava a sua jornada. Entrando no quadro com o nº1, dada a posição dos nossos atiradores no Ranking Nacional, o Atlântico entrou logo na meia-final onde tinha pela frente a EBAI.
Com 4 formações muito equilibradas, esperava-se uma prova de equipas muito difícil, o que veio a confirmar-se. Na meia-final a equipa do Atlântico entrou algo nervosa e, no final do 6º assalto estava em desvantagem por 14/19. Desde cedo que a diferença estava nos dos 3, 4 toques e o quarteto do Atlântico procurava sem êxito o ponto de viragem, o que viria a conseguir no 7º assalto com Martim Baeta em pista. Nuns 3 minutos verdadeiramente fantásticos, Baeta conseguiu marcar 20 toques e entregar o encontro com o marcador favorável 34/27.
A partir deste momento a equipa trabalhou com muita disciplina, defendendo a vantagem até aos instantes finais conquistando o acesso à final com uma vitória por 44/42.
Na final, frente ao Colégio Militar, viu-se um encontro muito táctico com ambas as equipas a correrem poucos riscos. Até ao 5º assalto o CM manteve uma vantagem de 1, 2 toques mas, mais uma vez com Baeta em pista, o 6º assalto ditou o assumir da liderança por parte do Atlântico com 16/12. Á entrada para o último assalto, entre Baeta e Dias, o marcador registava 23/20 para o Atlântico, vindo o Título Nacional a ser conquistado pelo Atlântico por 33/23.
Estão assim de Parabéns os jovens atiradores do Atlântico demonstrando que o futuro é já uma realidade e que o caminho traçado pelos juniores e seniores tem aqui seguidores à altura.
Aproveitamos ainda para agradecer aos Familiares e Amigos que resistiram estoicamente ás temperaturas baixíssimas que tivemos este fim-de-semana no pavilhão, apoiando os atletas com o seu imenso calor Humano.
A fechar, uma referência ainda para a equipa técnica que trabalha com estes jovens atiradores.
Numa modalidade em que muitas vezes se valoriza demasiado “O Treinador” como responsável único de determinado desempenho desportivo, estes atletas tem no seu enquadramento 2 Técnicos – Nuno Frazão e Ricardo Candeias – e, alguns deles, trabalham já com a responsável pela preparação fisica – Carla Roque.
Um trabalho de Equipa, a pensar na construção e desenvolvimento de… uma Equipa.
Para Todos, MUITOS PARABÉNS.
Em Guarda. Prontos? CONTINUAR.
Comentarios
|