João Pedro Santos sagrou-se esta manhã Vice-Campeão Nacional de Juniores, enquanto o seu colega de equipa Francisco Bourbon atingia o 3º lugar do pódio.
Os atiradores do Atlântico realizaram um excelente conjunto de resultados, confirmando aos boas prestações da temporada.
João Pedro Santos, passou a poule só com vitórias entrando no quadro de eliminação directa na segunda posição. No quadro 32 venceu João Belo GCP 15/7, seguindo-se dois assaltos frente a colegas de equipa. No quadro 16, Santos teve pela frente Jaime Fidalgo vencendo por 15/8. Já nos quartos de final, o adversário foi Martim Baeta e João Pedro Santos venceu por 15/3 chegando assim à final.
No assalto da final, o atirador do Atlântico entrou algo ansioso, tardando a encontrar a sua melhor esgrima. Do outro lado, Miguel Oliveira realizou um excelente início de assalto e ganhou uma vantagem que chegou a ser de 5 toques. No segundo período, João Pedro Santos ainda equilibrou o jogo, levando o resultado até aos 12/14 à entrada para o último período.
No início dos derradeiros 3 minutos, Santos entrou à procura do empate mas Oliveira realizou uma boa parada/resposta sobre o ataque do atirador do Atlântico fechando o assalto 15/12, sagrando-se Campeão Nacional 2010.
Francisco Bourbon realizou também uma excelente jornada, voltando a estar ao seu melhor nível, naquela que foi seguramente a prova onde praticou melhor esgrima ao longo desta temporada.
Bourbon passou a poule com 4 vitórias e 1 derrota mas cedo demonstrou que estava preparado para discutir os primeiros lugares. Ao longo da eliminação directa foi afastando os seus opositores com assaltos muito seguros, Cirne 15/5 no quadro 32, Torres 15/8 no quadro 16 e Dias 15/5 nos quartos de final.
Na meia-final, Oliveira entrou muito bem no assalto e Bourbon cedo ficou com grande desvantagem, não conseguindo alterar o rumo dos acontecimentos vindo a perder por 8/15.
O jovem Martim Baeta, ainda cadete de 1º ano, foi outro dos atiradores em destaque neste Nacional Júnior terminado na 7ª posição. O atirador do Atlântico esteve em destaque, ao afastar no quadro 16 o Campeão Nacional de 2009, Pedro Palma por 15/12, vindo depois a perder frente a João Pedro Santos.
Jaime Fidalgo 12º, Rodrigo Correia 16º, Ricardo Silva 17º e Tomás Santos 25º completaram a participação do Atlântico.
No sector feminino, a equipa do Atlântico estava hoje liderada por Daniela Vicente que viria a concluir na 5ª posição, tendo sido afastada por Alexandra Coelho.
Em prova estiveram também Bárbara Cardoso que concluiu na 9ª posição, Carolina Dória 17ª e Joana Esteves 19ª.
Amanhã disputam-se as provas por equipas com o Atlântico a apresentar 2 formações no sector masculino e 1 no sector feminino.

Comentarios
 |