Jornada de Ouro para o Atlântico no primeiro dia do Campeonato Nacional de Espada Sénior, disputado hoje no Pavilhão do Colégio Amor de Deus, com Cordeiro a sagrar-se Campeão e Arede e Pequito a conquistarem o Bronze.
João Cordeiro entrou esta manhã determinado a revalidar o Título de Campeão Nacional alcançado em 2009 e assumiu o comando da prova do princípio ao fim. Uma poule irrepreensível colocou-o no quadro de eliminação directa com o nº1 e, adversário após adversário Cordeiro avançou rumo ao Título. 15/5 no quadro 32, no quadro16 frente a Francisco Bourbon 15/3, Telmo Gonçalves nos quartos de final 15/9 , seguindo-se a reedição da meia final de 2009 frente ao colega de Equipa Pedro Arede com vitória 15/8.
O assalto da final foi também a reedição de 2009 com Cordeiro a defrontar Videira. Cordeiro entrou bastante bem e liderou todo o encontro com vantagem de 1/2 toques, terminando com uma vitória 15/13 e a conquista do seu 3º Título Nacional.
Pequito e Arede estiveram também em excelente plano.
Pequito efectuou um percurso muito seguro até à meia-final, controlando os assaltos desde o início com um elevado nível de concentração. Já na meia-final, frente a Videira, Pequito esteve muito bem e o assalto foi extremamente emotivo. O atirador do Atlântico entrou a vencer terminando o primeiro período com 2/1, mas no segundo período Videira passou para a frente por 4/3. O jogo manteve-se muito táctico com ambos os jogadores a correrem poucos riscos e, nos 15 segundos finais, com o marcador 6/7, Pequito procurou o empate forçando os ataques mas já só conseguiu toques duplos, vindo a perder pela diferença mínima conquistando assim a Medalha de Bronze.
Arede voltou a estar ao seu melhor nível no Circuito Nacional, perdendo apenas frente A Cordeiro na Meia-final. Pelo caminho até ás Medalhas destaque para o assalto dos quartos de final frente a João Gomes que Arede venceu por 15/13, num jogo marcado pelo equilíbrio.
Aos quartos de final chegaram ainda João Pedro Santos, afastado por Pequito e Ricardo Candeias que veio a ficar afastado do pódio num assalto de grande nível frente a Videira que veio a perder por 14/15.
No quadro 16 classificaram-se Miguel Teixeira, Francisco Bourbon e Nuno Milharadas, enquanto, João Pedro Faria ficou no quadro 32 e João Cruz, Pedro Rosário e Bernardo Macedo foram afastados no quadro 64.
No sector feminino, o Atlântico apresentou uma equipa formada por ex-atletas de competição (agora com prioridade centrada nas carreiras académicas) e pelas entusiastas “Mães”.
Sara Nascimento e Daniela Vicente foram as melhores classificadas conseguindo um lugar nos quartos de final, sendo afastadas respectivamente por Inês Hermínio e Ana Cabral. Leonor Almeida e Catarina Ferreira avançaram até ao quadro 16, perdendo frente a Lucília Mendes e Ana Cabral, enquanto Graça Teixeira e Maria do Carmo Arede classificaram-se no quadro 32.
A jovem Lucília Mendes sagrou-se Campeã batendo na final Ana Cabral por 15/14.
Uma palavra ainda para a Gala das Finais que, com casa cheia, proporcionou ao público um excelente espectáculo desportivo com assaltos de grande nível e coreografias a cargo das ginastas da Equipa de Rítmica do Atlântico, que “arrancaram” das bancadas fortes aplausos.
Na Cerimónia de Entrega de Prémios, o Atlântico Homenageou o Dr. António D´Orey Capucho e a Irmã Isabel, reconhecendo a importância da Câmara Municipal de Cascais e do Colégio Amor de Deus como parceiros no projecto do Atlântico, oferecendo-lhes uma lembrança autografada por todos os atletas do Clube.
Amanhã disputam-se os Títulos por Equipas com a prova Masculina a ter início pelas 8h30 e a Feminina pelas 14h.
Comentarios
|