facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Diário do Nuno


Bem vindo Emílio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Emílio faz as delícias dos jovens esgrimistas no Parede FC.
Na constante procura de adaptar a nossa modalidade à fantasia dos jovens praticantes, o Robot Emílio diverte e ensina na Sala de Armas do Parede FC. Encontrado numa loja de revenda de velhos artigos, este Robot é a mais recente adaptação ao ensino dirigida a uma classe que estamos a ensaiar e que, já na próxima época, vai enquadrar crianças entre os 4 e os 6 anos promovendo o desenvolvimento psicomotor geral e a introdução à esgrima.
Ninguém consegue ficar indiferente à alegria dos miúdos enquanto ouvem atentamente as explicações do Robot e realizam com ele assaltos de Esgrima.
Porque acreditamos que a iniciação deve ser efectuada num contexto lúdico o Emílio enquadra-se perfeitamente no nosso lema - Aprender a Brincar.
Caro Emílio bem vindo e... bom trabalho.

 
Parece que estamos prontos... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Não gosto muito de me falar de temas onde possa parecer que estou a defender uma "causa própria", no entanto, lançámos uma sondagem procurando saber a opinião das pessoas face ao facto de haver já em Portugal Treinadores Nacionais com capacidade para liderarem um projecto de Selecção Nacional e não posso ficar indiferente à unanimidade do SIM (100%) que se verificou.
A mim não me cabe discutir a política desportiva da FPE, nem tão pouco colocar em causa o nível dos técnicos estrangeiros contratados para a liderança das Selecções Nacionais. O que de facto não entendo é porque é que se formam técnicos, lhes possibilitam trabalhar no terreno com técnicos estrangeiros de nível elevado e nunca estão prontos para assumir a direcção do processo.
Nesta pequena reflexão apenas quero realçar um ponto. Pelo resultado da sondagem, parece que estão criadas as condições de confiança para que os Técnicos Nacionais tenham a sua oportunidade, falta agora concretizar este processo e avaliá-lo. Aí sim, quem não estiver à altura, deve ocupar outras funções, num outro nível de ensino.
Sem qualquer intenção política relembro aqui as palavras de um Técnico Nacional que, referindo-se a este tema, dizia: "...até o Sr. Santana Lopes teve direito a uns meses como Primeiro Ministro para mostrar o seu valor..."
Acreditem em nós porque... parece que estamos prontos.

 
Principio da Continuidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Terminada que está a época competitiva há que dar continuidade ao programa de treinos entrando num período de transição onde, de forma progressiva, se deve promover a descida da carga de treino. Nesta fase, efectua-se o decréscimo controlado do rendimento dos atletas preparando o período de férias e o início da época seguinte.
Este é o momento para diversificar o tipo de actividades que compõem o treino, promovendo essencialmente situações lúdicas de grupo que divertem e consolidam as relações entre todos. Respeitando o principio da continuidade, não deve haver uma ruptura total com os exercícios específicos da Esgrima nem um exagerado período de inactividade sob pena de, na época seguinte, o trabalho efectuado não promover incrementos significativos no desempenho desportivo do atleta, transportando-o para um patamar mais elevado de rendimento, mas desencadear apenas uma repetição de ganhos já adquiridos levando à estagnação do praticante.
No Parede FC, este período de transição decorrerá até 22 de Julho. Seguem-se, para os atletas de competição, 2 semanas de férias, uma semana de adaptação física (individual no local de férias) e em seguida iniciamos os trabalhos.
Tudo a bem do... principio da continuidade.
 
Memórias... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Tenho acompanhado à distância os Campeonatos da Europa de Seniores. Em cada dia de provas de espada o coração bate sempre um pouco mais rápido.
Ontem, quando liguei ao site oficial da prova para recolher informações das equipas de espada e vi o resultado 44/45 com a Alemanha, a minha cabeça voltou logo a 2003 onde, em Bourges, atingimos a final de 8 eliminando a Alemanha pelo mesmo resultado com que agora perdemos. Vieram à memória os pequenos pormenores que fazem as histórias dos momentos que vivi com estes companheiros de Selecção, essencialmente com o Bruno Carvalho com quem corri o Mundo ao serviço da Esgrima.
Em 2003 a prova individual tinha-me corrido bastante bem. Terminei em 11º e estava muito motivado. Na véspera da prova de equipas, já sabendo que o nosso adversário era a Alemanha, desci ao hall do hotel para telefonar e, no regresso ao quarto, entrei no elevador a par dos 4 espadistas Alemães que ira enfrentar no dia seguinte. Acomodei o meu metro e setenta no cantinho que aqueles enormes corpos atléticos me reservaram e lá fui subindo, percebendo que era o alvo de pequenas piadas entre eles que antecipavam o "massacre" previsto para o dia da prova. À chegada ao meu piso despedi-me, dirigindo-me a um deles com quem tinha alguma confiança e lá saí.
Nós acreditávamos que era possível bater a Alemanha e cedo se percebeu, com o decorrer do jogo, que este iria ser muito equilibrado. No final, 45/44 para nós. A Super-Alemanha estava fora da final. A nossa alegria era enorme, festejámos com o entusiasmo de crianças em noite de Natal.
Ao cumprimentar os adversários senti-me novamente no elevador, e quando passei por aquele que melhor conhecia fiz-lhe sinal sobre o "elevador de ontem". Anuiu com a cabeça e sorriu.
Ontem, perante os resultados, lembrei-me logo do elevador. Foi a primeira vez, desde que terminei a minha carreira desportiva, que senti saudades de estar em competição a participar naqueles momentos.
Uma equipa que ganha ou perde por um toque com a Alemanha é sem dúvida uma grande equipa de Esgrima. Parabéns a todos.
Obrigado por me terem trazido... estas memórias.

 
Falam, Falam... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Neste espaço tenho falado um pouco sobre a divulgação da Esgrima e na importância de estarmos visíveis e perto das "grandes massas". Realcei a importância de eventos promocionais como os efectuados no Centro Comercial Colombo, onde muitas pessoas experimentaram a Esgrima e recolheram informações sobre a modalidade e locais para a sua prática.Consciente que cada vez mais é necessário modernizar as formas de contacto com as pessoas na procura de novos praticantes, fiquei muito entusiasmado com o desafio que a Telemoveis.com me lançou, colocando-os em contacto com a FPE para que o projecto eSgriMaS - Da divulgação à Experimentação fosse o mais abrangente possível.Com o projecto eSgriMaS pretende-se aliar a Esgrima aos dois veículos mais potentes da comunicação - Telemóveis e Internet. O Telemoveis.com (www.telemoveis.com), sendo o maior portal independente de telecomunicações em Portugal, compota uma das maiores comunidades online do nosso País com cerca de 100.000 utilizadores registados.É conhecido o poder da Esgrima sobre as pessoas quando estas a podem experimentar. O contacto com as armas e a sua utilização lúdica preenche o imaginário de criança de todos nós. O projecto eSgriMaS promove não só a divulgação, mas também proporciona a experimentação da modalidade.O projecto eSgriMaS insere-se nos concursos SMS do portal Telemoveis.com e premeia os participantes com aulas de Esgrima. Ou seja, por enviar SMS´s para um número curto pré-determinado, os utilizadores habilitam-se a ganhar a possibilidade de terem uma aula de esgrima completamente grátis. A cada 5 SMS é atribuído o prémio, sendo os vencedores contactados telefonicamente.Espero que este projecto inovador possa ser mais um veiculo de ajuda para que as Salas de Armas, que o integrem, possam captar mais praticantes e continuar o desenvolvimento da modalidade.É necessário reflectir e falar sobre as "coisas" mas também contribuir fazendo "coisas", para não integrar o grupo dos que... falam, falam mas...Assim, se ainda não são praticantes - falem, falem mas... por SMS, concorrendo às aulas de Esgrima que, já em julho, estarão disponíveis para oferta nos concursos em www.telemoveis.com.
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Seguinte > Final >>

Pág. 40 de 42
bannerdiariodonuno

Eventos

Março 2024 Abril 2024 Maio 2024
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados