facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Notícias
Pequito e Candeias Prata e Bronze na 1ª Etapa do Circuito Nacional Senior PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
s1

  Decorreu hoje a primeira Etapa do Circuito Nacional Junior Feminino e Senior Masculino em Espada.

  O sector feminino abriu a jornada com as atiradoras do Parede FC a ficarem longe das medalhas. Sara Nascimento foi 6ª tendo sido afastada no quadro de 8 por Inês Hermínio enquanto Leonor Almeida e Daniela Vicente ocuparam a 9ª e 11ª posições. A prova foi ganha pela atiradora do GCP Inês Hermínio que bateu na final Inês Santos do GDST por 15/14.

 

  No sector Masculino, prova que contou com 38 atletas, Filipe Pequito e Ricardo Candeias conquistaram Prata e Bronze para o Parede FC. Após uma poule pouco consistente, Pequito eliminou o colega de equipa Pedro Rosário no quadro 32, Hélder Borges no quadro 16, Afonso Pegado nos 8 e na meia-final João Cordeiro. Já na final, o jogo frente a Hugo Borges foi pautado pelo equilíbrio nos dois primeiros períodos, tendo o início do terceiro período sido determinante com Hugo Borges a distanciar-se com dois bons ataques terminando em vantagem por 15/10.

   Ricardo Candeias realizou uma prova bastante segura, perdendo para Hugo Borges na meia-final, depois de ter eliminado os seus companheiros de equipa Francisco Bourbon no quadro 8 e Pedro Arede no quadro 16.

   Entre os 8 finalistas terminaram ainda Miguel Teixeira 5º classificado e Francisco Bourbon 7º. O Jovem Francisco Bourbon, 1º ano de júnior, viria mesmo a ser o grande protagonista da jornada ao afastar Joaquim Videira no quadro 16 por 15/14 num jogo onde demonstrou todo o seu talento. Já entre os finalistas vendeu cara a derrota frente a Ricardo Candeias com mais um jogo de grande nível que terminou 12/15.

   João Pedro Santos 12º, Pedro Arede 13º, Bernardo Sousa 19º, Pedro Rosário 22º, João Cruz 24º, Miguel Amaral 29º e Francisco Amaral 33º completaram a participação do PFC.

 

   A entrega de prémios viria ainda a ser marcada por um momento especial quando Hugo Borges dedicou a sua vitória ao seu melhor amigo, Hugo Guerra, recentemente falecido.

   Após a Cerimónia, Pequito Candeias e Cordeiro ofereceram as suas medalhas a Hugo Borges juntando-se à homenagem ao seu companheiro.

  

PS – A Esgrima é de facto muito mais do que “quartas, sextas e destaques”.

 

Parabéns a Todos

 
 
Video dos Campeonatos Iberoamericanos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
   Encontram-se disponíveis em http://www.iberoamericanoesgrima.com/ 3 videos referentes ás 3 jornadas dos Campeonatos Iberoamericanos que decorreram em Guadalajara nos dias 7, 8 e 9 de Setembro.
 
Pode ajudar Sr. Scolari? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

   Estou a escrever-lhe pela 2ª vez (a primeira foi em 7de Julho de 2006 http://www.esgrimapfc.com/index.php?option=com_content&task=view&id=141&Itemid=88888890 ) para lhe pedir ajuda, caso seja possível.

 

   Sempre admirei as pessoas que desempenham com excelência as áreas do ensino e do treino tratando com mestria os pequenos detalhes que fazem a diferença para os demais, pelo que a sua pessoa faz parte de um pequeno conjunto de profissionais que considero de referência.

 

   Ao longo dos cerca de 20 anos que já levo ligados ao ensino/treino tenho tentado tratar o tema da indisciplina com… naturalidade. Procuro transmitir aos meus alunos que por vezes cometemos erros, embora existam erros que ultrapassam todos os limites e que de facto não há nenhum motivo que o justifique. Digo-lhes que depois do erro cometido, o que há a fazer é levantar a cabeça, reconhecer e assumir a responsabilidade do acto, sem procurar agravar mais a situação com desculpas esfarrapadas ou enrolando ainda mais a história. E, por fim, digo-lhes que temos que arcar com as consequências do nosso erro, quer seja pelas sanções que nos sejam aplicadas quer seja tomando as medidas adequadas, tendo em conta a responsabilidade e o papel que ocupamos face à gravidade do erro que cometemos.

 

   Foi também neste período de tempo que vivi algumas situações de grande classe, a maior parte delas da protagonizadas por pequenos grandes Homens. Lembro-me por exemplo de uma aluna da minha escola que, depois de uma violenta agressão física a uma colega (que lhe havia “roubado” o namorado no fim de semana), se dirigiu imediatamente ao conselho executivo e disse-me: “Stôr, pode-me mandar uns dias para casa porque acabei de esmurrar a… Sei que não devia fazer, mas isto era uma coisa pessoal que eu tinha que resolver hoje”. O que é certo é que foi instaurado um processo disciplinar que acarretou alguns dias de suspensão pese embora, na altura da aplicação da medida as duas fossem já grandes amigas novamente.

  Ainda na Escola, como Director de Turma, tive um aluno que depois de um conjunto de disparates (que já nem me lembro o que foi) colocou o seu cargo de Delegado de Turma à disposição, pedindo-me para escolher outro porque não lhe parecia muito bem estar a representar a turma.

 

   Ora é exactamente porque neste momento não sei se devo pôr em causa tudo aquilo em que sempre acreditei que lhe estou a pedir ajuda, uma vez que, segunda a minha opinião, a agressão que protagonizou no final do jogo com a Sérvia é um erro que considero para além de todos os limites, o reconhecimento do erro foi quase arrancado a ferros 24h depois da ocorrência, já que no próprio dia as declarações eram até muito contrárias e, para cúmulo, a sanção que lhe foi aplicada é no mínimo… ridícula.

  

  Como também não considerou o sucedido, motivo suficiente para colocar o cargo de Seleccionador à disposição, gostaria que me ajudasse a compreender tudo isto de uma forma que me faça algum sentido.

 

   Tudo o que de bom fez nestes anos e a conduta que o caracterizou ao longo da vida merecia o respeito por parte das pessoas responsáveis pela sua sanção, com a aplicação de uma medida à altura do erro cometido. Só assim, passado o castigo, poderíamos seguir em frente com o caso devidamente arrumado. Assim, tudo parece pouco… claro, e um profissional como o Senhor não merece ser tratado assim.

 

   Com os melhores cumprimentos,

 

   Nuno Frazão

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Seguinte > Final >>

Pág. 238 de 258
bannerdiariodonuno

Eventos

Abril 2024 Maio 2024 Junho 2024
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados